Caixilharias alumínio, madeira ou PVC: prós e contras

Qual será o material mais indicado para caixilharias: alumínio, PVC ou madeira? Sem dúvida, as caixilharias desempenham um papel fundamental na estética, isolamento e segurança de qualquer edificação.

Portanto, escolher o material ideal para as suas janelas e portas pode ser uma tarefa desafiante. Afinal, queremos sempre o melhor dos dois mundos: o material mais estético e eficiente.

Se tem dúvida se deve escolher entre as caixilharias alumínio ou outros materiais, não se preocupe. Neste artigo vamos apresentar apresentar os prós e contras do alumínio e de outros materiais, como as caixilharias madeira e PVC, para que possa tirar as suas próprias conclusões.

Na D&S Caixilharia, queremos que escolha as melhores janelas para o seu lar. Por isso, informamos os nossos clientes sobre as características, preços, condições e apoios do Estado para mudar janelas.

Tome uma decisão informada e leve o melhor da nossa casa para a sua!

Prós e contras das caixilharias

Deve escolher janelas em PVC ou alumínio? Talvez esteja indeciso entre as portas de PVC ou as caixilharias em madeira, pois quer perfis com estilo rústico para uma arquitetura clássica.

De facto, cada caixilharia possui características únicas que influenciam seu desempenho, durabilidade e manutenção. Portanto, exploramos a seguir os principais prós e contras das caixilharias em madeira, alumínio e PVC.

Caixilharias em madeira

caixilharias em madeira

Prós:

  • Estética e Elegância: A madeira proporciona um visual clássico e sofisticado, pelo que pode ser adaptada a diversos estilos arquitetónicos.
  • Isolamento Térmico: Excelente capacidade de isolamento térmico, o que ajuda a manter a temperatura interna agradável.
  • Sustentabilidade: É uma opção ecológica, especialmente se as caixilharias em madeira são provenientes de fontes certificadas.

Contras:

  • Manutenção: A madeira exige manutenção regular, incluindo pinturas e tratamentos contra pragas e humidade.
  • Dilatação: No inverno e nas alturas mais húmidas, a madeira pode dilatar-se e dificultar o fechamento de portas e janelas.
  • Custo: Por vezes, as caixilharias em madeira podem ser mais caras do que as de alumínio e o PVC de janelas e portas.
  • Durabilidade: Embora seja durável, a madeira pode ser afetada por fatores ambientais como chuva e sol, exigindo cuidados contínuos.

Caixilharias alumínio

caixilharia aluminio

Prós:

  • Durabilidade: O alumínio é extremamente resistente e tem uma longa vida útil, motivo pelo qual suporta condições climáticas adversas, como a humidade e a maresia.
  • Baixa Manutenção: Estas caixilharias requerem pouca manutenção, pelo que as limpezas regulares às caixilharias em alumínio são o suficiente.
  • Design Moderno: Como o alumínio pode ser fino, elegante e moldado em diversas formas e acabamentos, garante um estilo contemporâneo para a casa.

Contras:

  • Isolamento Térmico: O alumínio sem corte térmico possui baixa capacidade de isolamento. Por isso, convém adicionar características que garantam a sua rutura térmica e a etiqueta Classe+ de eficiência energética.
  • Custo Inicial: O alumínio com corte térmico pode ter um custo inicial até 3x mais caro do que o PVC.
  • Durabilidade: enquanto o PVC pode durar até 50 anos, quando cuidado corretamente, o alumínio pode durar mais de 30 anos.

Janela e porta de PVC

Prós:

  • Custo-benefício: As caixilharias em PVC são mais acessíveis do que as de madeira e de alumínio com corte térmico, oferecendo uma boa relação custo-benefício.
  • Isolamento Térmico e Acústico: Proporcionam excelente isolamento térmico e acústico, ideal para áreas urbanas ruidosas e ajudando a reduzir as faturas de energia. Possuem etiqueta Classe+ de eficiência energética.
  • Manutenção: As janelas PVC precisam de poucas manutenções e são resistentes à corrosão e à humidade.
  • Durabilidade: O PVC é resistente a impactos, deformações e raios UV. Por isso, a sua vida útil pode ultrapassar os 50 anos.
  • Variedade de Design: As janelas Deceuninck estão disponíveis em várias cores e acabamentos, incluindo opções que imitam madeira, permitindo uma maior personalização estética.
  • Resistência ao Fogo: O PVC é auto-extinguível e não propaga chamas, oferecendo maior segurança contra incêndios.
  • Amigo do Ambiente: As janelas e portas de PVC são 100% recicláveis, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
  • Perfis leves e minimalistas: Os perfis em PVC da linha Elegant Infinity Thermofibra não possuem reforço em aço, mas em forthex e thermofibra. Por isso são 30% mais leves do que o PVC com reforço em aço, sem por isso comprometer a sua rigidez e durabilidade.

Contras:

  • Estética: Há quem pense que o PVC não tenha o mesmo apelo visual que a madeira ou o alumínio, embora existam opções com acabamento que imita madeira.

Invista em caixilharias alumínio e PVC com a D&S

Como pode ver, as caixilharias em alumínio e as janelas e portas de PVC são os perfis mais recomendados para uma casa moderna, eficiente e com muito estilo.

No entanto, se compararmos todos os materiais, incluindo a madeira, concluímos que as caixilharias em PVC são as mais vantajosas entre todas as analisadas.

Portanto, a D&S Caixilharia recomenda apostar no PVC para remodelar ou construir a sua casa. Pode financiar as suas janelas connosco e com a nossa entidade parceira, pagando pelas caixilharias em suaves prestações.

Peça um orçamento gratuito para janelas eficientes e informe-se com a nossa equipa comercial sobre a possibilidade de comprar caixilharias com IVA a 6%.

A nossa equipa está pronta para o ajudar a encontrar a solução perfeita para as suas necessidades!

 

Perguntas frequentes sobre caixilharias alumínio, madeira ou PVC

O PVC com reforço em thermofibra e forthex é o mais durável (até 50 anos), seguido pelas caixilharias em alumínio (+30 anos) e madeira (+20).

A janela e a porta PVC oferecem melhores propriedades de isolamento térmico. Estas caixilharias atingem a etiqueta Classe+ com melhor custo-benefício.

Isto depende do tipo de caixilharia que obter.

As caixilharias de alumínio com rutura térmica têm bons índices de isolamento térmico. Já o alumínio simples não isola bem o ambiente, permitindo a passagem de calor e humidade.

O PVC e o alumínio são conhecidos por exigirem poucas manutenções.

No entanto, o PVC ainda é o material mais fácil de cuidar e com maior durabilidade.

O PVC é mais acessível inicialmente e também ajuda a reduzir custos a longo prazo devido à sua eficiência energética e baixa necessidade de manutenção.

Além disso, precisa de menos adicionais para reforçar o seu isolamento térmico, motivo pelo qual tem melhor custo-benefício.

Sim, o PVC é auto-extinguível e não propaga chamas, oferecendo maior segurança contra incêndios em comparação com a madeira e o alumínio.

Sim. Na D&S Caixilharia trabalhamos com os caixilhos de PVC com reforço em thermofibra e forthex.

Estes são 100% recicláveis, ajudam a poupar entre 30 e 50% nas faturas de energia e necessitam de menos manutenções ao longo da sua vida útil.

Os perfis em PVC da Deceuninck estão disponíveis em mais de 45 cores e 4 famílias de acabamento, como: madeira natural, madeira colorida, sólidos e metálicos.