Manutenção de janelas

Como limpar caixilharias em alumínio

min de leitura

Quer aprender como limpar caixilharias em alumínio de forma rápida e otimizando a duração das suas portas, janelas e estores? Então leia este artigo.

Quando passamos muito tempo em casa, sobretudo durante uma quarentena, às vezes reparamos nalguns detalhes que antes passavam despercebidos, não é?

Um cantinho na sala que parece perfeito para novas plantas, umas almofadas que combinariam com a cor do sofá, a parede que pode ser colorida e as janelas e portas que precisam de uma limpeza extra.

Neste artigo vamos explicar como limpar as caixilharias de alumínio de forma rápida e eficaz, para deixar as suas janelas e portas de alumínio a brilharem como novas e a durarem por muito mais tempo.

Caixilharia de alumínio

 As caixilharias em alumínio têm se tornado populares nas construções civis em todo o mundo. Portas, janelas e estores em alumínio são os materiais favoritos das empresas que querem uma obra moderna e a preços justos.

Com efeito, o alumínio é um material leve, não inflamável, é um metal resistente aos choques e às altas e baixas temperaturas, pelo que é bastante resistente às mudanças de estação.

As caixilharias em alumínio mais modernas proporcionam menor perda de calor e maior isolamento acústico. Quando recebem vidro duplo, são ainda mais recomendáveis para sítios ruidosos e com temperaturas extremas.

Como limpar as janelas de alumínio

Assim como as portas, as janelas em alumínio são de fácil limpeza, pelo que irá precisar de apenas alguns materiais acessíveis, nomeadamente: pano limpo, água e limpa-vidros.

Material de limpeza de caixilharias em aluminio

Veja como limpar as caixilharias em alumínio seguindo algumas instruções:

  1. No caso das janelas em si, recomendamos não utilizar detergente para evitar que surjam manchas, mas no caso das caixilharias em alumínio, é bom utilizar detergente diluído em água para uma limpeza mais profunda.
  2. Cuide da sua segurança: se as janelas forem altas, suba numa escada e só limpe-as se estiverem fechadas. Mas se tiverem a sua altura e se forem feitas com caixilharias do tipo oscilo-batente, pode limpar o lado externo.
  3. Borrife o limpa-vidros na janela e, com o pano humedecido, faça movimentos circulares para não deixar marcas. Espere até que o líquido seque e passe um pano seco ou um guardanapo para arrematar a limpeza.

Como limpar as portas de alumínio

 Já no caso das portas de alumínio, bem como para as demais caixilharias de alumínio, dilua algumas gotas de detergente no pano humedecido e passe com cuidado, sobretudo nos cantos que acumulam mais pó e sujeiras.

Para uma limpeza ainda mais completa, pode também passar um guardanapo ou um pano seco para evitar que fiquem os “pêlos” do pano humedecido que passou antes.

As limpezas das portas e janelas em alumínio podem ser realizadas semanal ou quinzenalmente, para que as suas caixilharias de alumínio durem por mais tempo.

Assim poderá ver que, além de um material moderno e eficiente, fez uma escolha duradoura e com bom custo-benefício.