humidade por condensação

Humidade por condensação: 3 soluções para este problema

Os dias chuvosos e frios do outono e do inverno podem fazer com que a humidade se torne num problema grave e por vezes insuportável em casa.

De facto, a humidade por condensação é um dos problemas mais comuns em todos os edifícios, mas ainda assim muitas pessoas têm dúvidas sobre como lidar com isso e impedir o seu aparecimento.

Para facilitar a sua vida, neste artigo explicamos o que é a humidade por condensação, as suas causas e apresentamos 3 soluções para acabar com a humidade por condensação em sua casa.

O que é a humidade por condensação?

O ar que respiramos tem sempre vapor de água, sendo que os locais mais quentes e com maiores diferenças de temperatura são os mais húmidos.

Uma vez atingida a saturação do vapor de água, este transforma-se em água no estado líquido e concentra-se em locais como as paredes, vidros e estruturas metálicas. Ou seja, é normal que este problema surja mais frequentemente em casas de banho e cozinhas, sobretudo nas estações mais húmidas do ano.

A humidade por condensação torna-se visíveil através de manchas de humidade com aspeto irregular. Também pode apresentar-se sob a forma de bolor e cheiro a bafio, além de vidros regularmente embaciados.

É preciso ter em atenção que existe outra possível causa para o surgimento da humidade por condensação além das causas naturais. Por exemplo, uma infiltração de água no edifício pode causar humidade por condensação.

No entanto, por origens naturais, a humidade por condensação é um problema progressivo que só tende a piorar caso não sejam aplicadas soluções para a sua eliminação e prevenção.

Mas quais seriam estas soluções? Basicamente, o uso de recursos que fortaleçam o isolamento térmico e a ventilação do edifício. Apresentamos alguns destes recursos logo a seguir.

3 soluções para a humidade por condensação

1. Isolamento do teto e da fachada com lã mineral

A lã mineral de vidro utilizada nas fachadas ventiladas garante isolamento térmico, acústico e, claro, uma barreira capaz de prevenir a passagem do vapor de água do exterior para as zonas frias de dentro do edifício.

2. Uso de ventiladores em casa

Para evitar a humidade em casa, nada melhor do que investir no arejamento e na ventilação das divisões de casa. Abra as janelas durante o dia e deixe o ar fresco circular pela casa. Assim substitui o ar condensado da casa por um ar seco. Se quiser, pode utilizar um ventilador para o auxiliar nesta missão.

3. Portas e janelas em PVC

O PVC é um material conhecido pelo seu alto poder de isolamento acústico e térmico – este último é essencial sobretudo para os períodos mais húmidos e frios, como o inverno. As caixilharias em PVC previnem a passagem da humidade pelas frestas da parede.

Para adquirir novas portas e janelas em PVC, conte com a D&S Caixilharia! Receba o seu pedido de orçamento em até 48 horas e agende uma visita técnica gratuita.

Como sabe, a nossa equipa técnica poderá aconselhá-lo quanto aos melhores modelos de caixilharias para o seu espaço.

D&S Caixilharia: o melhor da nossa casa para a sua!