Alumínio Janelas PVC

Efeitos da maresia: como proteger a sua casa

min de leitura

Não há pior sensação do que os dedos a colarem-se aos móveis e aos objetos da casa, que se estão a oxidar por causa dos efeitos da maresia.

Essa névoa húmida formada por gotículas de água com sal paira sobre as cidades litorâneas e incomoda os moradores, uma vez que além de oxidar as superfícies metálicas, favorece o surgimento dos mofos.

Os efeitos da maresia são desagradáveis, mas podem ser combatidos. Para cada material há uma forma diferente de evitar a ferrugem.

Neste artigo explicamos como proteger a madeira, o concreto e os metais da casa.

Evitar os efeitos da maresia

A principal dica para evitar a ferrugem e os demais efeitos da maresia é manter uma rotina de limpeza da casa. Um pano húmido com sabão neutro sobre as superfíceis mais expostas é sempre recomendável.

No entanto, se tem uma casa de praia que frequenta poucas vezes, pode sempre cobrir os móveis e eletrodomésticos com mantas de plástico.

Veja outras ações que pode realizar para evitar os efeitos da maresia sobre:

  • Os móveis em madeira: além do pano húmido com sabão neutro para a rotina de limpeza, o óleo de peroba e o lustra-móveis são recomendados para manter a superfície de madeira hidratada e protegida. Recomenda-se também pintar os parafusos e as dobradiças entre as madeiras, para atrasar a oxidação. De tempos em tempos recorra ao lixamento e ao envernizamento dos móveis para prolongar a sua durabilidade.
  • As paredes: uma vez que o betão é um material poroso, as gotículas de água com sal penetram e atingem até mesmo as vigas metálicas. Para proteger as paredes dos efeitos da maresia, recomenda-se utilizar tintas impermeabilizantes nas paredes externas. Para o interior da casa o melhor é investir em tintas com fungicidas, para evitar o mofo que surge em consequência da maresia.
  • Os eletrodomésticos: para evitar a ferrugem, lubrifique as superfíceis com uma fina camada de vaselina líquida e fique atento às pequenas manchas de corrosão. Pode sempre usar uma lixa fina para retirar as partes enferrujadas e finalizar com uma camada de verniz de unha incolor para conter o espalhamento. Sempre que possível, opte pelos eletrodomésticos e outros artigos em materiais como o alumínio, o acrílico e a fibra sintética.

Caixilhos de alumínio e PVC

As janelas e as portas são a via de entrada da maresia para a casa. Leve isso em conta quando for escolher os materiais das suas novas caixilharias.

O PVC é um polímero de estrutura  rígida, com boa resistência química e de baixo custo. É inerte à corrosão e não sofre com os efeitos da maresia como a maioria dos metais.

Com efeito, a maioria dos metais precisam de revestimentos externos, como a anodização ou a pintura epóxi, para evitar a ferrugem e estarem protegidos dos efeitos da maresia.

O alumínio, no entanto, é um metal privilegiado por não oxidar. Isso porque a ferrugem é o óxido do ferro e o alumínio quase não inclui ferro em sua composição.

É também um material de baixo custo, leve e de fácil instalação, pelo que as janelas e portas em alumínio são uma opção económica e duradoura para a casa.

Nesse sentido, o alumínio e o PVC são os materiais mais indicados para compor as suas novas caixilharias e manter a sua casa protegida dos efeitos da maresia e da ferrugem.

Confie na D&S Caixilharia para os seus novos projetos.