Alumínio Manutenção de janelas

5 dicas de manutenção em janelas em alumínio

min de leitura

Quando fazemos o investimento em novas caixilharias, como nas janelas em alumínio, tudo o que queremos é poupar e desfrutar de uma boa durabilidade das mesmas.

No entanto, mais difícil do que obter, é manter aquilo que já temos. Ou seja, antes de comprar, é fundamental aprender a cuidar!

Por isso partilhamos algumas dicas simples de manutenção e de limpeza de janelas em alumínio, para que possa mantê-las sempre como novas.

Limpeza das janelas em alumínio

1. Não permita o acúmulo de poeira

Sobretudo na parte inferior das caixilharias – neste caso, das janelas em alumínio – há um constante acúmulo de poeira devido aos movimentos de abrir e fechar as portas e as janelas.

Se não fizer a limpeza semanal destas partes, formam-se placas de poeira espessas e de difícil remoção, sobretudo porque os vidros podem acumular gordura, adquirindo um aspeto pegadiço.

Por isso, é preciso fazer uma limpeza cuidada e frequente, sempre com os materiais adequados.

2. Limpe os vidros  regularmente

Para a limpeza dos vidros é recomendado utilizar produtos simples, não-abrasivos e de PH neutro.

A água e o detergente são os seus grandes aliados. Para os espalhar, recomendamos panos limpos e macios, sem pelos e que não soltem fios. Nos cantos mais difíceis, pode sempre utilizar pincéis macios e molhados com água e sabão.

3. Limpe os caixilhos em alumínio

Por outro lado, para fazer a higienização dos caixilhos de alumínio, pode sempre optar por produtos específicos para limpar alumínio, que aportam brilho e aroma.

Pode ver algumas sugestões de produtos caseiros a utilizar na limpeza (sejam de janelas de alumínio ou de PVC) neste artigo do nosso blog.

Cuidados com as janelas em alumínio

4. Lubrique as ferragens das janelas em alumínio

Os movimentos de abrir e fechar as janelas de alumínio pode fazer com que, ao longo dos anos, as dobradiças desgastem-se a ponto de fazer barulho e comprometer a sua vedação.

Por isso, é importante fazer a limpeza frequente da poeira e aplicar um spray lubrificante sobre as partes mais comprometidas. Com pequenas quantidades do produto, acione de seguida o movimento da peça.

Recomendamos evitar os sprays gordurosos para não sujar a superfície do caixilho de alumínio e aconselhamos esta manutenção entre 6 a 12 meses.

5. Atenção à vedação das janelas

Por vezes vemos que o silicone que veda as janelas começa a soltar-se do vidro e do alumínio e acabamos por puxar os excessos com os dedos. Este é um erro muito grave!

Ao removermos o silicone e as borrachas que unem o vidro à caixilharia de alumínio, podem ocorrer infiltrações, o que as irá danificar rapidamente.

A depender da quantidade de vedação removida, poderá comprar uma junta de vedação auto-aderente ou um silicone incolor para preencher as frestas.

Mas se preferir a ajuda de um profissional, contacte a D&S Caixilharia para que os nossos técnicos possam avaliar a situação das suas janelas em alumínio e fazer a correta manutenção das mesmas.