Conheça os modelos mais comuns de janela

min de leitura

A janela é a abertura através da qual o telhado ou as paredes comunicam-se com as outras áreas, tornando o espaço da casa mais iluminado e permitindo-lhe observar o exterior mesmo de portas fechadas.

Os modelos de janela mais vendidos variam de acordo com as tecnologias disponíveis no mercado aquando do seu fabrico, bem como das tendências de arquitetura e decoração.

No entanto, para escolher o melhor modelo, não basta conhecer todas as novidades, é preciso analisar criteriosamente as necessidades e as possibilidades do seu espaço.

Com efeito, na D&S Caixilharia há alguns modelos de janelas em PVC e outros modelos de janela em alumínio que são líderes de venda, seja pela versatilidade ou pelo bom custo-benefício que estas proporcionam.

Explicamos abaixo quais são os 4 modelos mais comuns e as vantagens de cada um deles.

Janela batente

A abertura tipo batente é o modelo mais comum de janela, sendo um dos mais antigos. É a primeira que nos vem à cabeça quando pensamos numa janela com uma ou duas folhas que abrem ao as empurrarmos ou as puxarmos (para dentro da casa).

Janelas em PVC ou em Alumínio o que escolher?

Esta janela é de simples funcionamento, porém ocupa muito espaço, pois as suas folhas abrem-se num ângulo de até 90º. Se antigamente as casas eram amplas, atualmente as janelas batentes podem não ser a mais indicada para o seu lar.

Por isso há um modelo que alia a abertura batente à uma abertura vertical e discreta: a janela oscilo-batente.

Abertura oscilo-batente

Este modelo é bastante comum, sobretudo entre as janelas em PVC, pois apresenta diversas vantagens:

  • Tem dupla abertura: tomba, com uma fresta na vertical, ou abre, na horizontal. Pode escolher como abri-la e modificar a sua abertura ao manipular o travamento multiponto;
  • Proporciona alto isolamento térmico e acústico: como possui uma excelente vedação, consegue reduzir os ruídos e conservar a temperatura da casa, sobretudo se for fabricada em PVC;
  • Ideal para espaços pequenos: afinal, a abertura vertical permite a circulação de ar ao mesmo tempo que ocupa pouco espaço útil da casa.

Ou seja, a janela oscilo-batente é ideal para os novos apartamentos, que são menores e mais eficientes a nível energético.

Além disso, pode optar por comprar esta janela com estore embutido, pelo que pode usufruir de um espaço com iluminação controlada.

Abertura osciloparalela

Este modelo é bastante moderno, pelo que também proporciona um excelente isolamento sem por isso ocupar muito espaço da casa.

Possui um sistema de folhas deslizantes (opostas às janelas de tipo batente) com fechamento de dupla junta, o que lhe confere grandes espaços envidraçados e um alto poder de isolamento.

É muito utilizada em áreas costeiras, pois protegem as casas e os apartamentos da maresia, além de ter a vantagem de o deslizamento das folhas ser fácil e silencioso.

Janela basculante

Este modelo de janela é um dos mais antigos e mais utilizados em casas de banho e cozinhas, pois é compacto, funcional e possui um excelente custo-benefício.

Com o auxílio de uma alavanca, pode movimentar o(s) vidro(s) para o lado de fora, permitindo a ventilação ao mesmo tempo que ocupa pouco espaço útil da casa.

A janela basculante pode ser confecionada em materiais resistentes à corrosão, afinal, tanto a janela em PVC como a janela de alumínio são desenvolvidas com tecnologias que proporcionam uma longa durabilidade.

Como pode ver, há diversos modelos que pode inserir em qualquer assoalhada da sua casa ou apartamento, otimizando o espaço e desfrutando de um bom custo-benefício.

Na empresa de caixilharias em PVC D&S Caixilharia fabricamos todos estes modelos e dispomos de janela com estore embutido, para que as suas noites de sono sejam prolongadas. Aceda à nossa página do Facebook e descubra as novidades.

D&S Caixilharia: o melhor da nossa casa para a sua!