Alumínio Janelas PVC

Janela de abrir x Janela de correr – Qual devo escolher?

min de leitura

A presença de janelas nos imóveis, sobretudo de uma janela de abrir, é mais do que um pormenor. Se pretende desfrutar de um espaço bem iluminado e arejado, as janelas são uma necessidade.

Afinal, são elas as responsáveis por iluminar e permitir a circulação de ar pelo ambiente, tornando-o mais confortável. Além disso, as janelas desempenham uma importante função decorativa nas fachadas dos edifícios.

Na empresa de caixilharias em PVC D&S Caixilharia, uma empresa especializada no fabrico de portas, janelas, estores e mosquiteiras em PVC e alumínio, é possível encontrar vários modelos de janela de correr e de janela de abrir.

Para saber mais sobre esses dois tipos de janelas e descobrir o mais adequado para o seu espaço, partilhamos consigo as principais vantagens de cada uma dessas janelas. Afinal, cada modelo possui algumas especificidades.

Leia abaixo as principais vantagens de uma janela de abrir e de uma janela de correr.

Vantagens da janela de abrir

As janelas de abrir, também chamadas de janelas batente,  funcionam de forma similar às portas comuns: abrem de dentro para fora ou de fora para dentro, a depender da disposição dessa janela no imóvel.

No geral, as janelas que abrem para dentro ficam nas salas e nos quartos, sendo feitas sobretudo em madeira. No entanto, as portas das varandas e das outras áreas externas da casa podem abrir para fora e são cada vez mais elaboradas em PVC ou alumínio.

Como uma grande vantagem, a janela de abrir permite uma grande circulação de ar pelo ambiente, uma vez que a sua abertura pode ficar totalmente livre, a depender do alcance das dobradiças e do espaço.

Outra vantagem dessa modalidade de abertura é a facilidade na limpeza, uma vez que pode limpar os dois lados da porta facilmente, além dos próprios espaços das dobradiças.

Se possui um imóvel amplo, com espaço suficiente para a abertura das portas, pode sempre apostar nos melhores modelos de janelas de abrir, ou janelas batente.

 

Vantagens das janelas de correr

As janelas de correr têm a sua abertura lateral, uma vez que as suas partes deslizam lateralmente sobre um trilho.

Os materiais mais utilizados nas caixilharias desse modelo são o alumínio e o PVC, uma vez que são mais modernos, leves e duráveis do que a madeira, ainda frequentemete utilizada nas janelas de abrir.

Para reforçar as proteções térmica e acústica, essas janelas podem ter de 2 a mais folhas de vidro, intercaladas com espaços a vácuo, que dificultam a propagação das ondas sonoras e do calor.

Como a sua abertura é menor do que a de uma janela batente, a ventilação do ambiente fica limitada. Por outro lado, essa condição contribui para que as folhas da janela sofram menos impacto com a ação do vento.

Além disso, a sua abertura lateral é também a mais indicada para os ambientes pequenos. Isso ocorre porque estando aberta ou fechada não irá interferir na ocupação do espaço, apenas das paredes. Por esse motivo, as janelas de correr são ideais para os imóveis menores e compactos.

Agora que conhece melhor os diferentes tipos de janela, provavelmente será mais fácil escolher a janela ideal para cada espaço da sua casa!

Na D&S Caixilharia poderá encontrar muitos outros modelos além da janelas em PVC de abrir (janela batente) e da janela de correr, como a janela basculante e a janela oscilo-batente.

Faça já o seu pedido de orçamento!