O seu nome complexo – policloreto de polivinila – já dá a perceber que a sua origem está ligada aos cientistas. Mas sabe exatamente como surgiu o PVC?
Neste artigo exploramos a história desse que é o terceiro plástico sintético mais produzido no mundo, integrando-se ao setor da construção civil, da medicina e até dos brinquedos infantis.
A empresa de caixilharias em PVC D&S Caixilharia conta-lhe como surgiu este material.
Primeiramente, convém afirmar que, entre os plásticos que não são inteiramente elaborados a partir do petróleo, o PVC é um dos mais utilizados no mundo.
Esse facto confere-lhe duas grandes vantagens: é um produto sustentável e pouco inflamável. Sustentável por quase não utilizar petróleo e pouco inflamável… pelo mesmo motivo.
A sua diversidade de formatos torna-o versátil, pelo que está sempre presente no nosso quotidiano: nas capas dos telemóveis, no encanamento das casas, nos sapatos, nas caixilharias em PVC.
Por exemplo, sabia que as caixilharias de PVC podem durar até 50 anos, sendo resistentes a bactérias, fungos, maresia, raios solares, chuva e muito mais?
Mas há outros motivos para esse amplo uso do PVC. Esse material é isolante térmico, elétrico e acústico, impermeável a gases e líquidos e possui longa vida útil.
Além disso, o PVC é um material de fácil reciclagem e de baixo teor de carbono, pelo que consome menos energia primária do que muitos materiais sintéticos.
Ou seja, é cheio de vantagens. E arriscaria dizer quando e como surgiu o PVC?
Em 1872 o químico alemão Eugen Baumann estudava a reação de vários halogenetos de vinila e acetileno em um tubo selado que expôs à luz solar.
Através da polimerização, surgiu um pedaço sólido branco que não foi afetado por solventes ou ácidos. Assim foi como surgiu o PVC, ou o policloreto de vinila.
Apesar da descoberta de Baumann, em 1913 outro alemão, Fritz Klatte, patenteou um método específico de polimerização, que lhe popularizou como o descobridor do PVC.
De todas as formas, o PVC só passou a ter viabilidade comercial e a ser produzido em grande escala em 1926, quando um inventor americando descobriu um método de plastificar o vinil através de aditivos.
Assim o plástico tornou-se mais maleável e, portanto, mais versátil para aplicação em diversos produtos. Assim surgiram, por exemplo, os discos de vinil e popularizaram-se os gramofones.
Há mais de 100 anos desde o início da sua popularização, o PVC é um material que tende a estar cada vez mais presente no nosso quotidiano.
Considere, por exemplo, optar pelas janelas em PVC produzidas pela D&S Caixilharia e desfruta de todos os seus benefícios em sua casa.
Com o apoio dos melhores fornecedores, garantimos os melhores produtos.
Artigos sobre PVC que podem ser do seu interesse