Janelas PVC

Como melhorar o isolamento acústico das janelas?

min de leitura

Nos últimos anos, os níveis de ruído (também conhecido com “barulho”)  têm aumentado e gerado problemas para cada vez mais pessoas, quer nos seu locais de trabalho quer em suas casas.

Estudos afirmam que, em lugares próximos de vias com muito trânsito, o nível de ruído pode ser 6 vezes superior ao valor recomendado. Em aeroportos, esse número pode chegar a ser 30 vezes superior.

Com efeito, um dos factores que piora a qualidade do sono é o ruído durante a noite. As janelas costumam ser o elemento mais sensível no que se refere ao isolamento acústico de uma habitação.

Por isso, quando fizer a escolha do material das suas janelas, o ideal é receber o aconselhamento técnico de forma a poder garantir níveis aceitáveis de atenuação acústica. Conte com a D&S Caixilharia para tomar a melhor decisão para o seu lar!

Intensidade sonora do dia-a-dia

O ruído é medido em decibéis (dB).  Estes são alguns exemplos de níveis de ruído de algumas situações do nosso quotidiano:

  • 20 dB: passarinho, tic tac de um relógio
  • 30 dB: Ruídos habituais da habitação, falar em voz muito baixa
  • 40 dB: Falar em voz baixa, rua tranquila
  • 50 dB: Ruído de conversação, escritório
  • 60 dB: Conversação em voz alta, aspirador
  • 70 dB: Carro a 5 metros de distância
  • 80 dB: Tráfego intenso
  • 90 dB: secador de cabelo

O que é o Isolamento Acústico?

É uma expressão repetida vezes sem conta no mundo da construção civil. O isolamento acústico das janelas em PVC, bem como de qualquer janela, é a capacidade que esta tem de resistir às fontes de ruído provenientes do exterior

A atenuação acústica (medido em dB) é o objetivo a ser alcançado, no sentido de garantir mais conforto sonoro para o espaço. O perfil da janela, o vidro e o tipo de abertura são fatores a ter em conta na hora da mudança de caixilharia.

Afinal, quanto maior for a atenuação acústica, maior é a capacidade de isolamento acústico da janela. Consequentemente,  mais tranquilo será o ambiente do seu lar.

Tipo de Isolamento Acústico das janelas

O PVC ou o Alumínio são excelentes materiais para garantir o isolamento acústico. No entanto, no momento da escolha não deve ter em consideração somente o tipo de material utilizado nos caixilhos, mas também o tipo de vidro.

Com efeito, vidros duplos ou triplos são as melhores soluções no que toca ao isolamento acústico. Estes tipos de vidro consistem na junção de duas ou três folhas de vidro separadas por uma caixa de ar ou de gás.  

De facto, a espessura do vidro é importante no desempenho acústico. Com maiores espessura, atingem-se melhores desempenhos, sem nunca esquecer o tipo de abertura da janela

Se está a pensar trocar as suas janelas, de forma a atingir um melhor isolamento acústico, deverá ter em consideração estes pontos: 

  • Caixilharia em PVC e alumínio com rutura térmica são as melhores escolhas;  
  • Tipo de abertura da Janela: Não opte por sistemas de janelas de correr. A redução poderá ser de 10 dB.
  • Tipo de Vidro: Terá de ser vidro duplo com uma determinada espessura, que será diferente em cada caso. 

No entanto, se ainda tem dúvidas, poderá sempre falar com um dos nossos especialistas que poderá ajudá-lo a escolher a melhor opção para o seu lar.

Conte com a D&S Caixilharia para a sua próxima obra!