Janelas PVC PVC

Subsídio para mudar janelas 2023: que janela comprar?

min de leitura

Ainda estão abertas as candidaturas para o subsídio para mudar janelas 2023!

Portanto, se quer adquirir janelas eficientes para otimizar o conforto energético da sua casa, pode receber um reembolso de até 85% do Estado por este investimento.

Mas afinal, o que é o subsídio para mudar janelas 2023? Que tipo de janela a D&S Caixilharia recomenda aos seus clientes para que se possam candidatar a este Apoio do Estado?

Descubra tudo isto neste artigo de blog. Boa leitura!

O que é o subsídio para mudar janelas 2023?

O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis é mais do que um subsídio para mudar janelas 2023 ou nos anos anteriores.

Trata-se de um programa com o objetivo de apoiar quem fez obras ou adquiriu equipamentos para promover a eficiência energética e hídrica, a reabilitação, a descarbonização e a economia circular em edifícios.

Nesse sentido, as pessoas singulares proprietárias de edifícios de habitação unifamiliares (moradias) e de frações autónomas em edifícios multifamiliares (apartamentos), licenciados para habitação até à data de 31 de dezembro de 2006, podem candidatar-se ao apoio do Estado para mudar janelas em 2023.

De facto, este subsídio para mudar janelas 2023 traduz-se no reembolso de parte do montante investido nas melhorias da habitação, como a aquisição de janelas eficientes Classe+A+ além de outros investimentos na melhoria dos edifícios.

No caso específico das caixilharias, o subsídio para mudar janelas 2023 é de até 2.200€ [limite em € com majoração face à localização geográfica (10%) e/ou condomínios (10%)], sendo a taxa de comparticipação máxima de 85%.

As candidaturas para o subsídio para mudar janelas 2023 devem ser submetidas até 31 de outubro, ou até que se esgote o orçamento.

Mas quais janelas estão contempladas pelo subsídio para mudar janelas 2023? A D&S Caixilharia apresenta a seguir os dois tipos de janelas que recomendamos aos nossos clientes, para que possam atingir o nível Classe+A+ e serem contempladas pelo programa.

Janela Oscilobatente de PVC

As janelas oscilobatentes em PVC são as que mais facilmente atingem o selo Classe+A+ de eficiência energética, sendo, portanto, as mais indicadas para obter o subsbídio para mudar janelas 2023.

  • Em primeiro lugar, porque o PVC é um material altamente isolante, proporcionando uma barreira eficaz contra a transferência de calor entre o interior e o exterior da habitação.
  • Além disso, o design oscilobatente das janelas em PVC permite que sejam abertas em duas posições distintas: uma inclinação para ventilação controlada e uma abertura total para facilitar a circulação de ar. Isto promove a ventilação natural, reduzindo a necessidade de sistemas de climatização.
  • Por fim, as janelas oscilobatentes em PVC são duráveis, de fácil manutenção e vedação eficaz, impedindo infiltrações de ar indesejadas.

Em conjunto, estes fatores asseguram o selo Classe+ A+ de eficiência energética das janelas oscilobatentes de PVC. Portanto, este é o primeiro perfil que deve considerar para obter a máxima eficiência energética.

Mas afinal, se o que reforça o isolamento térmico e acústico das janelas oscilobatentes de PVC é a abertura das mesmas, isto quer dizer que as janelas de correr de PVC não são indicadas para o subsídio para mudar janelas 2023? Sim, estas podem ser indicadas para o subsídio, como explicaremos a seguir.

Janela de Correr de PVC

As janelas de correr de PVC podem alcançar a classificação Classe+A+ de eficiência energética quando possuem vidros duplos ou triplo e gás árgon nas diferentes câmaras que separam as vidraças da janela.

De facto, o gás árgon ajuda a melhorar o desempenho térmico e acústico das janelas, sejam estas de correr ou de PVC. Portanto, estas janelas podem ser submetidas ao subsídio para mudar janelas 2023.

Mas afinal, quais são as outras vantagens das janelas de correr de PVC?

  • O PVC tem excelentes propriedades isolantes;
  • As janelas de correr oferecem uma excelente vedação;
  • A facilidade de deslize das folhas de PVC permite um controlo eficaz da ventilação e iluminação natural;
  • Alta durabilidade do PVC, com +20 anos.

Compre as suas janelas com a D&S Caixilharia e candidate-se ao subsídio para mudar janelas 2023

Conclusão: a fábrica de janelas eficientes D&S Caixilharia recomenda estes dois tipos de janelas para se candidatar ao subsídio para mudar janelas 2023. No entanto, já informamos que não podemos garantir que os clientes vão receber o apoio do Estado.

A seleção dos beneficiários é feita pelo Fundo Ambiental, que começará a fazer os reembolsos a partir de janeiro de 2024. A propósito, para esclarecer dúvidas sobre o Programa, pode consultar as informações disponíveis no site do Fundo Ambiental, e contactar diretamente o Fundo Ambiental.

E se não quer mais esperar para ter janelas eficientes em casa, peça um orçamento à D&S Caixilharia. A nossa equipa comercial terá todo o gosto em ajudá-lo a transformar a sua casa.

D&S Caixilharia: o melhor da nossa casa para a sua!