Janelas PVC PVC

Que tipo de janela oferece melhor isolamento térmico e acústico?

min de leitura

O isolamento térmico e a eficiência energética são muito importantes para o conforto e a poupança de uma casa. Para não falar da sua importância para a natureza!

Por isso, cada vez mais encontramos soluções que prometem otimizar o isolamento térmico dos espaços. Tintas especiais, forros para o piso, acabamentos específicos para teto e paredes e, obviamente, janelas e portas em PVC.

Ao remodelar uma casa, uma das primeiras ideias que nos vêm à cabeça é substituir antigas janelas e portas por novas caixilharias de PVC.

Esta é uma excelente ideia! A seguir, explicamos o motivo e esclarecemos porque algumas janelas são mais adequadas para reforçar o isolamento.

Isolamento térmico das caixilharias em PVC

O PVC é o plástico sintético mais produzido no mundo. É considerado amigo do ambiente porque, diferente de outros plásticos, não é composto maioritariamente por materiais com origem no petróleo. Além disso, é pouco inflamável e altamente seguro.

O PVC é muito utilizado na construção civil porque é leve, seguro e durável. caixilharias em PVC que podem durar até mais de 50 anos!

Além disso, uma grande vantagem do PVC é o seu excelente isolamento térmico e acústico. Estima-se que é possível poupar entre 30 e 50% de energia quando se utiliza janelas e portas em PVC.

Mas sabia que há janelas eficientes que têm melhor custo-benefício? Isto acontece porque alguns modelos precisam de menos adicionais para garantir o máximo isolamento térmico e acústico.

Explicamos abaixo a dúvida mais recorrente entre os nossos clientes: qual é modelo mais indicado para janelas eficientes?

Janela oscilo-batente X Janela de correr

São estes os modelos de janelas que mais vendemos na D&S Caixilharia. A janela oscilo-batente é a que proporciona melhor isolamento térmico ao menor preço.  

Façamos algumas comparações para exemplificar:

Janela oscilo-batente (série A70)

Quando possui vidro duplo, estas janelas em PVC podem alcançar um coeficiente de isolamento térmico de UW 1 (W/m2K). É um dos menores números do mercado. E quanto menor o coeficiente, melhor será a sua janela em termos de desempenho térmico.

Por outro lado, o seu isolamento acústico pode chegar aos 46 dB. É um dos maiores números do mercado. E quanto maior o coeficiente, mais eficiente será a janela a nível acústico.

Janela de correr (série A70)

A janela de correr com vidro duplo pode alcançar os UW 1,3 (W/m2K) de isolamento térmico e os 38dB de isolamento acústico. Ou seja, números similares aos da janela oscilobatente, mas um pouco menos favoráveis.

Para não falar que os valores destas janelas podem ser muito mais altos, devido aos adicionais que é preciso aplicar para garantir o melhor isolamento térmico possível.

Isolamento térmico X Aproveitamento do espaço

Mas e se o seu quarto for demasiado pequeno para uma janela oscilobatente? Nesse caso, priorize o aproveitamento do espaço e invista em janelas de correr.

Afinal, a diferença de isolamento térmico e acústico não irá prejudicá-lo tanto quanto a perda do espaço, certo?

Sempre que tiver dúvidas, peça ajuda aos nossos colegas da equipa comercial. Eles irão orientá-lo quanto à melhor escolha para o seu espaço.

Com a D&S Caixilharia, pode encontrar janelas com excelente isolamento térmico aos melhores preços do mercado.

Encomende já a sua janela Classe+ e torne a sua casa ainda mais sustentável!