Janelas em PVC ou em Alumínio o que escolher?

Escolher janelas em pvc ou em alumínio?

Escolher os caixilhos para o seu espaço é uma decisão que deve ser tomada de uma forma ponderada.

Os dois materiais mais utilizados para a maioria das janelas são o alumínio e o PVC, mas na hora de fazer a sua escolha, há muitos fatores que farão a diferença na sua decisão.

Para além de um elemento de decoração, as janelas têm funções muito importantes num espaço: são as principais responsáveis pela entrada de luz natural, protegem e isolam o seu ambiente do exterior.

Neste sentido, o principal ponto a ter em consideração é a capacidade de isolamento térmico e acústico das caixilharias, que irão contribuir para o conforto de toda a família.

Saiba quais as principais diferenças entre o alumínio e PVC.

Janelas em alumínio

As janelas em alumínio são feitas a partir de um material metálico.

O alumínio é um material leve, resistente e fácil de instalar. A sua principal vantagem é a durabilidade, por não sofrer com a corrosão ou ferrugem.

É ideal para as zonas costeiras, uma vez que as janelas ficam mais expostas à chuva e à humidade. No entanto, se por um lado o alumínio tem capacidade de proteger das chuvas e tempestades, não protege tão bem do frio e dos ruídos externos – ou seja, o seu isolamento térmico e acústico não são o seu ponto forte.

Em termos de custo, consideramos que o seu preço é bastante acessível, sobretudo se comparado com as janelas em PVC.

Janelas em PVC

As janelas em PVC são compostas por policloreto de vinilo, um material sintético resistente e durável.

As janelas em PVC são excelentes no isolamento térmico e acústico. São ainda resistentes a danos, à condensação e às perda de calor, pelo que requerem apenas uma limpeza periódica.

Os custos variam consoante a espessura e a qualidade do PVC e, apesar de serem mais caras que as janelas em alumínio, acabam por ser um investimento a longo prazo.

Além disso, os caixilhos das janelas em PVC podem ser feitos em diversas cores e com muitos tipos de acabamentos.

Janelas em PVC ou Janelas em Alumínio?

Esta escolha irá depender da sua localização e dos seus objetivos, naturalmente.

Podemos dizer que, em termos de manutenção e de durabilidade, quer o alumínio quer o PVC serão ótimas soluções.

No entanto, em relação à eficiência energética, o alumínio deixa passar mais calor e frio do que o PVC, tornando-se menos eficiente.

Eficiência energética das janelas em alumínio vs PVC

Uma das razões pelas quais o PVC  tem-se popularizado é devido à sua alta eficiência térmica.

Com efeito, o alumínio é um material altamente condutor, o que significa que o calor passa facilmente através dele. Por isso, no passado, o alumínio foi considerado termicamente ineficiente em comparação com o PVC.

No entanto, a tecnologia foi aprimorada e, atualmente, há janelas e portas de alumínio com grandes inovações térmicas que evitam que muito do calor seja conduzido.

Em última análise, o nível de eficiência térmica oferecido por janelas de alumínio e janelas de PVC é variável e se resume à qualidade dos materiais e processos de fabricação utilizados.

As janelas de vidro duplo de alumínio podem ser tão eficientes quanto as janelas de PVC. Terá sempre de verificar o WER (Window Energy Rating) das marcas que está a considerar.

Quaisquer janelas instaladas devem ter pelo menos a classificação C, mas tanto o alumínio quanto o PVC são capazes de oferecer classificações A ++.

Segurança nas janelas de PVC e alumínio

Graças à sua durabilidade, as janelas de alumínio e de PVC são bastante seguras. Já as janelas de madeira não têm grande resistência, o que as tornam mais vulneráveis a assaltos, por exemplo.

Em resumo: a segurança de janelas de alumínio ou PVC são muito semelhantes desde que tenham fechaduras modernas. 

Diferenças estéticas entre janelas de alumínio e PVC

Uma das razões para o aumento da popularidade das janelas de alumínio nos últimos anos é o estilo elegante que elas oferecem.

As caixilharias de alumínio podem ser muito mais finas do que as de PVC, o que lhes dá uma aparência limpa e minimalista, algo que é muito popular em espaços modernos.

É importante notar também que, apesar de seus quadros finos, o alumínio é robusto o suficiente para suportar grandes painéis de vidro.

Isso significa que, se tiver uma abertura grande, talvez não seja necessário dividi-lo em vários painéis. Pode ter melhores vistas e mais luz natural a entrar no seu espaço.

Por quais janelas devo optar: PVC ou alumínio ?

Tudo se resume às suas preferências, ao seu orçamento e aos fatores que são importantes para si. Cada caso é um caso, não é uma resposta tão simples como dizer que um é melhor que o outro.

As janelas de alumínio evoluíram nos últimos 10 anos em termos de acessibilidade, durabilidade e eficiência térmica, sobretudo nos ambientes mais expostos à maresia, como nas construções à beira-mar.

No entanto, o PVC terá sempre o seu espaço no mercado graças à sua grande vantagens a nível de sonoridade e isolamento térmico, por exemplo.

Ambas as opções têm ótimos benefícios, mas cada uma é adequada a diferentes necessidades. Se ainda tem dúvidas se deve decidir por janelas em alumínio ou em PVC, converse com um dos especialistas da D&S Caixilharia.

É uma ótima oportunidade para discutir mais detalhadamente as diferenças entre os dois materiais e descobrir qual o mais adequado para a sua situação.