Janelas em PVC ou em Alumínio o que escolher?

Escolher janelas em pvc ou em alumínio?

Quais serão os melhores perfis para a minha casa: os perfis em alumínio ou em PVC? De facto, escolher as caixilharias adequadas é uma decisão que deve ser feita de forma ponderada e consciente, pois representa um investimento no seu bem-estar.

Já sabemos que os dois materiais mais utilizados na maioria das portas e janelas são o alumínio e o PVC, mas convém lembrar que ambos possuem diferentes vantagens. Afinal, além de serem essenciais para compor a decoração da casa, também desempenham funções importantes: são estas as principais responsáveis pela entrada de luz natural e por isolarem o seu ambiente do exterior, através da capacidade de isolamento térmico e acústico .

Saiba quais são as principais diferenças entre o alumínio e o PVC.

Janelas em alumínio

As janelas em alumínio são leves, resistentes e fáceis de instalar. A sua principal vantagem é a durabilidade, uma vez que não sofrem com a corrosão ou a ferrugem.

O alumínio é, portanto, ideal para as zonas costeiras, uma vez que as janelas ficam mais expostas à chuva e à humidade. Mas se por um lado o alumínio tem capacidade de proteger das chuvas e da maresia, por outro lado, por norma este material não protege tão bem do frio e dos ruídos externos.

Ou seja, na maioria dos casos, o seu isolamento térmico e acústico não são comparáveis aos das caixilharias em PVC. Explicaremos o motivo mais abaixo.

Em termos de custo, consideramos que o seu preço é bastante acessível, sobretudo se comparado com as janelas em PVC.

Janelas em PVC

As janelas em PVC são compostas por policloreto de vinilo, um material sintético resistente e durável.

As janelas em PVC são excelentes no isolamento térmico e acústico. São ainda resistentes a danos, à condensação e às perdas de calor, pelo que requerem apenas uma limpeza periódica super simples.

A propósito, neste artigo de blog pode descobrir como fazer a limpeza das caixilharias em alumínio, mas lembramos que o procedimento pode ser replicado para as janelas em PVC sem quaisquer problemas.

Os custos das portas e janelas em PVC variam consoante a espessura e a qualidade do PVC, a quantidade de vidros (simples, duplos ou triplos), o modelo escolhido, a coloração, entre outros pormenores.

No entanto, por norma, o investimento nas caixilharias de PVC tende a ser mais alto do que naquelas feitas em alumínio, considerando-se a sua maior durabilidade e o maior isolamento que proporcionam.

Janelas em PVC ou Janelas em Alumínio?

Não há respostas fáceis, esta escolha irá depender da sua localização e dos seus objetivos.

Podemos dizer que, em termos de manutenção e durabilidade, quer o alumínio quer o PVC serão ótimas soluções. No entanto, quanto à eficiência energética, o alumínio quase sempre deixa passar mais calor e frio do que o PVC, tornando-se menos eficiente.

Eficiência energética das janelas em alumínio vs PVC

O alumínio é um material altamente condutor, o que significa que o calor passa facilmente através dele. Por isso, no passado, o alumínio foi considerado termicamente ineficiente. No entanto, a tecnologia foi aprimorada e, atualmente, há algumas janelas e portas de alumínio com grandes inovações térmicas que evitam que muito do calor seja conduzido.

Em alguns casos, as janelas de vidro duplo de alumínio podem ser tão eficientes quanto as janelas de PVC. Terá sempre de verificar o WER (Window Energy Rating) das marcas que está a considerar e certificar-se de que está a solicitar um orçamento para uma janela eficiente de classe A+. Lembre-se de que tais características tornarão o seu investimento mais caro, por vezes mais caro do que um investimento em caixilharias em PVC.

Segurança nas janelas de PVC e alumínio

Graças à sua durabilidade, as janelas de alumínio e de PVC são bastante seguras, sendo as mais recomendadas para substituírem antigas janelas em madeira. Desde que tenham fechaduras modernas, a segurança das janelas de alumínio ou de PVC são muito semelhantes. 

Diferenças estéticas entre janelas de alumínio e PVC

Uma das razões para o aumento da popularidade das janelas de alumínio nos últimos anos é o estilo minimalista e elegante que proporcionam.

As caixilharias de alumínio podem ser muito mais finas e de acabamento mais sutil do que as de PVC, o que lhes dá uma aparência limpa e minimalista, ideal para casas novas ou espaços remodelados.

Convém mencionar que, apesar dos seus perfis finos, o alumínio é robusto o suficiente para suportar grandes painéis de vidro. Veja-se o exemplo das janelas de correr Cor Vision da Cortizo!

Não importa o tamanho da sua abertura, não precisa de a dividir em vários painéis: desfrute da maior superfície vidrada possível e veja como o seu espaço terá melhores vistas e mais luz natural! 

Enfim, por quais janelas devo optar: PVC ou alumínio ?

Tudo se resume às suas preferências, ao seu orçamento e aos fatores que são importantes para si. Cada caso é um caso, não é uma resposta tão simples como dizer que um é melhor do que o outro.

As janelas de alumínio evoluíram nos últimos 10 anos em termos de acessibilidade, durabilidade e eficiência térmica, sobretudo nos ambientes mais expostos à maresia, como nas construções à beira-mar.

No entanto, o PVC terá sempre o seu espaço no mercado porque atinge bons coeficientes de isolamento térmico e acústico com menos recursos, ou seja, possui melhor custo-benefício! 

Se ainda tem dúvidas se deve optar por janelas em alumínio ou em PVC, converse com um dos especialistas da D&S Caixilharia. Fazemos visitas técnicas gratuitas na Grande Lisboa e podemos analisar as necessidades do seu espaço!

Preencha o formulário de pedido de orçamento para solicitar o seu orçamento gratuito ou agendar a sua visita técnica!

D&S Caixilharia: o melhor da nossa casa para a sua!