janela eficiente

Janela eficiente: chegou o Programa de Apoio a Edifícios +Sustentáveis 2021

A janela eficiente é uma excelente aposta para os mais diversos tipos de edifício. Afinal, ela proporciona um melhor isolamento térmico e acústico e tem maior durabilidade do que os demais modelos de janelas.

Falamos de benefícios palpáveis: menor consumo energético, faturas a valores mais baixos, menos manutenções. Há ainda benefícios indiretos relacionados à compra de uma janela eficiente.

Por exemplo, uma vez que há menor consumo de eletricidade, há menor liberação de dióxido de carbono inerente à maioria dos processos de obtenção da eletricidade.

De facto, a janela eficiente é quase um aparato tecnológico. No entanto, pagar por mais de uma delas pode ser um investimento alto para certos agregados familiares.

Por esse motivo, o estado comparticipa em algumas das aquisições das janelas eficientes através de incentivos como o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, do Fundo de Apoio Ambiental. 

É bom para o Estado, que vê os consumos de eletricidade a decaírem, e bom para os consumidores, que veem as faturas a baixarem. Conheça mais detalhes sobre o Programa para 2021.

O que é o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis?

O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis consiste num auxílio do estado para aumentar a eficiência energética nas casas dos portugueses. O seu objetivo é diminuir a liberação dos gases com efeito de estufa para a atmosfera através de diversas frentes de incentivo.

Nesse sentido, neste ano de 2021 será destinado um orçamento de 30 milhões de euros, que serão distribuídos entre despesas como a instalação de painéis fotovoltaicos, de sistemas de aquecimento e arrefecimento, de instalação de janelas eficientes e muito mais.

Pode sempre aceder ao site do Fundo Ambiental para se informar das tipologias de projetos contempladas, das taxas de comparticipação e do limite dos valores cobertos pelo governo.

Relativamente à janela eficiente, esta deve ser de classe energética A+, que apresenta o melhor desempenho energético. Nesse caso, todas as janelas com menor desempenho que sejam substituídas por essas são elegíveis ao apoio do governo.

Ou seja, a substituição das janelas A, B, B-, C, D, E e F estão contempladas neste programa. Essas letras servem para classificar as janelas segundo alguns quesitos como: desempenho energético, capacidade de atenuação acústica, características técnicas do vidro, nível de conforto no verão e no inverno e transmissão térmica da janela.

Claro que a janela A+ é a que apresenta melhor desempenho em todos estes parâmetros. Mas sabe onde encontrar estas janelas?

Onde comprar uma janela eficiente de qualidade

Sabia que não são todas as fábricas de janelas que podem emitir uma etiqueta energética? Apenas as empresas aderentes ao sistema CLASSE+ é que o podem fazer.

Temos orgulho em dizer que D&S Caixilharia é uma empresa CLASSE+ que produz janelas eficientes e emite etiquetas energéticas. Como somos transparentes com os nossos clientes, simulamos o valor das janelas com cada etiqueta nos nossos orçamentos.

Afinal, temos um compromisso com a sociedade e com o meio ambiente! As candidaturas ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis encerram-se no dia 30 de novembro de 2021 ou até que se esgote o orçamento.

Conte connosco para melhorar a eficácia energética da sua habitação. Envie o seu pedido de orçamento para o email comercial@dsjanelaspvc.pt.

D&S Caixilharia: o melhor da nossa casa para a sua.