A manutenção de Janelas em PVC é um processo simples, económico e prático.
É costume ler-se que as Janelas em PVC não têm manutenção visto não existir a necessidade de serem pintadas, como acontece com as janelas de madeira, por exemplo.
No entanto existem cuidados a ter para garantir um bom funcionamento das Janelas e um dos principais cuidados é a limpeza.
Depois que as suas Janelas em PVC forem instaladas, certifique-se de limpar bem toda a poeira antes de remover a película de proteção. Este é o primeiro passo.
Limpeza das Janelas em PVC
A limpeza das janelas em PVC é a principal manutenção e terá de ser feita sempre com produtos neutros e nunca à base de produtos de acetona.
Todos os meses é aconselhado fazer uma limpeza aos vidros, quer do lado interior quer do lado exterior. A limpeza poderá ser feita com um simples produto de limpeza de vidros.
É importante ter em atenção que o pano que serve para a limpeza dos vidros não pode ser o mesmo utilizado para a limpeza da janela.
Com efeito, a limpeza da janela deve ser feita entre 2 a 6 meses. É aconselhável utilizar uma esponja macia e um detergente neutro. Poderá fazer uma mistura com água e usar um borrifador para aplicar no perfil da janela.
Depois de aplicar, poderá passar com um pano bem molhado de forma a remover a totalidade da espuma. O mesmo deverá ser feito na parte das borrachas.
Não faça a limpeza em dias de sol, de forma a evitar que a espuma seque enquanto está a fazer a limpeza.
Além disso, recomenda-se evitar limpadores abrasivos e objetos rígidos como espátulas e esponjas ásperas, dando preferência a produtos naturais:
- Vinagre e Bicarbonato de sódio: são conhecidos pela eficácia na desinfeção e na neutralização de odores. Com um pano molhado com água, vinagre e bicarbonato de sódio, pode limpar o pó facilmente.
- Limão: é um excelente substituto dos desinfetantes domésticos.
Lubrificação das ferragens
A manutenção não se restringe à limpeza: é necessário ter especial atenção a qualquer ferragem da sua janela, principalmente se estiver sujeita a ambientes marítimos ou com grande incidência de neblina.
Para fazer a lubrificação, é necessário limpar a parte que vai ser lubrificada de forma a garantir que a sujidade que possa estar na peça seja removida.
Usando um spray lubrificante, comece por colocar pequenas quantidades do produto na ferragem e acione o movimento da peça. Evite utilizar sprays gordurosos para não sujar a superfície.
Aconselha-se fazer esta manutenção a cada 6 a 12 meses.
Afinação das Janelas
Por vezes, a afinação das janelas terá de ser feita apenas por profissionais.
No entanto, se acompanhar atentamente o desempenho da janela e verificar pequenos afrouxamentos, poderá fazer ajustes de forma a corrigir o problema.
Caso veja que a solução não está ao seu alcance, poderá chamar um técnico para que o seu problema fique resolvido.
Siga estas dicas e vai aumentar a vida útil das suas janelas