Como fazer a manutenção de Janelas em PVC

A manutenção de Janelas em PVC é um processo simples, económico e prático. É costumo ler-se que as Janelas em PVC não têm manutenção visto não existir a necessidade de serem pintadas, como acontece com as janelas de madeira, por exemplo. No entanto existem cuidados a ter para garantir um bom funcionamento das Janelas e um dos principais cuidados é a limpeza.

Limpeza das Janelas em PVC

A limpeza das janelas em PVC é a principal manutenção e terá de ser feita sempre com produtos neutros e nunca à base de produtos de acetona. Todos os meses é aconselhado fazer uma limpeza aos vidros, quer do lado interior do espaço que do lado exterior e a limpeza poderá ser feita com um simples produto de limpeza de vidros. É importante ter em atenção que o pano que serve para a limpeza dos vidros não pode ser o mesmo que utilizada para a limpeza da janela

A limpeza da Janela deve ser feita a cada 2 a 6 meses, é aconselhável fazer a limpeza com uma esponja macia e um detergente neutro. Poderá fazer uma mistura com água e usar um borrifador para aplicar no perfil da janela. Depois de aplicar poderá passar com um pano bem molhado de forma a remover a totalidade a espuma. O mesmo deverá ser feito na parte das borrachas.

Não faça a limpeza em dias de sol de forma a evitar que a espuma seque enquanto está a fazer a limpeza

Manutenção de Janelas em PVC

Lubrificação das ferragens

A manutenção não se prende só com a limpeza, é necessário ter especial atenção a qualquer ferragem da sua janela principalmente se estiver sujeito a ambientes marítimos ou com grande incidência de neblina. Para fazer a lubrificação é necessário limpar a parte que vai ser lubrificada de forma a garantir que a sujidade que possa estar na peça seja removida. Usando um spray lubrificante, comece por colocar pequenas quantidades do produto na ferragem e acione o movimento da peça. Evite utilizar sprays gordurosos para não sujar a superfície.Aconselha-se a fazer esta manutenção a cada 6 a 12 meses.

manutenção de Janelas em PVC

Afinação das Janelas

Por vezes a afinação das janelas terá de ser feita apenas por profissionais no entanto, se acompanhar atentamente o desempenho da janela e verificar pequenos afrouxamento poderá fazer pequenos ajustes de forma a corrigir o problema. Caso veja que o problema não está ao seu alcance poderá chamar um técnicos que o seu problema ficará resolvido.

Siga estas dicas e vai aumentar a vida útil das suas janelas