Vidros

3 conselhos para a limpeza de vidros e janelas

Tão bom seria se não tivéssemos de fazer limpeza de vidros e janelas constantemente!

No entanto, como em toda a casa, em poucos dias após a última limpeza já se pode ver sujidade em vários espaços: no chão da cozinha, na banheira da casa de banho, nos vidros das janelas e portas.

Infelizmente, não podemos evitar a rotina da limpeza se o que pretendemos é viver num espaço confortável e saudável. Por isso, o melhor a fazer é tratar de executar todo o processo com cuidado aos pormenores e muita atenção no quotidiano, para evitar que tudo se suje ainda mais.

Neste artigo de blog, partilhamos 3 dicas para limpeza de vidros e janelas, de modo que os vidros permaneçam tão limpos quanto possível pelo maior tempo que conseguir. Sabemos que as caixilharias devem estar bem cuidadas para que possuam alta durabilidade.

Afinal: sabia que as portas e janelas em PVC podem durar até 50 anos quando bem cuidadas? Nós sim, e queremos que as suas caixilharias apresentem este excelente custo-benefício!

Veja os nossos conselhos a seguir para uma correta limpeza de vidros e janelas!

Limpeza de vidros e janelas: 3 dicas a não perder

1. Escolha detergentes neutros e evite os produtos solventes

Apesar de os produtos como os saponáceos, ácidos e álcool não comprometerem as estruturas de janelas e portas em PVC tal como o fazem com as de madeira, a superfície do vidro pode perder em transparência e durabilidade com o uso recorrente destes produtos.

Por isso, sabe como limpar os vidros das janelas da melhor forma? É ao utilizar água e detergente neutro. Afinal, esta combinação não agride o vidro ou as caixilharias, e é a mais recomendada para limpar janelas muito sujas, como as da cozinha ou da área de churrasco.

Por outro lado, o produto limpa-vidros convencional pode ser suficiente para espaços em que há menos gordura, como a sala e o quarto. O importante é analisar bem o nível de sujidade dos vidros das janelas e utilizar o produto adequado às suas necessidades.

2. Os dias nublados são os melhores para limpar janelas

Por mais que dias de nuvens cinzentas sejam muitas vezes dias de frio, é facto que o resultado da limpeza será muito mais notável quando se decide limpar os vidros das janelas em dias nublados.

Isto porque, além de os produtos de limpeza demorarem mais tempo a evaporar e não deixarem marcas na superfície do vidro, o contraste da transparência do vidro com o fundo cinzento das nuvens evidencia as sujidades que possam lá estar.

Ou seja: torna-se muito mais fácil lavar janelas e os resultados da limpeza duram por muito mais tempo. Outra opção será fazer a limpeza dos vidros e janelas no fim da tarde ou início da noite pelo mesmo motivo: a facilidade de identificar os pontos de sujidade.

Já alguma vez tinha pensado por este lado?

3. Termine de limpar os vidros das janelas com papel toalha ou pano de microfribra

Não há como deixar vidros bem limpos se não finalizar a limpeza com um pano de microfibra ou papel toalha!

Estes materiais têm a textura ideal para absorver rapidamente a água que sobra ao remover a “demão” do detergente neutro ou do limpa-vidros aplicado sobre a superfície da janela.

Logo após certificar-se de que já retirou ao máximo o excesso de produtos de limpeza, passe o papel ou o pano uniformemente sobre toda a superfície. Repita a operação quantas vezes for necessária até ver que está totalmente transparente.

E já está: ao seguir estas dicas terá os vidros das janelas limpos e brilhantes!

E para ter a certeza de que as caixilharias das suas janelas e portas também estão em excelente estado, aposte nas caixilharias em PVC da D&S Caixilharia! Enviamos o seu pedido de orçamento gratuitamente em 48 horas.

D&S Caixilharia: o melhor da nossa casa para a sua!